TRATAMENTO DA GENGIVA E DOS OSSOS
Remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva
Periodontia é a especialidade odontológica responsável por tudo o que fica ao redor dos dentes, prevenindo, diagnosticando e tratando doenças das gengivas e estruturas que fixam os dentes nos maxilares.
Mais do que o cuidado com os dentes, a saúde bucal envolve a manutenção das características e do funcionamento correto de outras estruturas, em especial a gengiva. A gengiva tem como função fixar nossos dentes aos ossos maxilar e mandibular, oferecendo o suporte que a arcada precisa para que possamos morder, mastigar e até mesmo falar. Dessa forma, os cuidados com essa parte da boca são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes em si, pois um problema gengival pode acarretar a perda de estruturas dentárias.
Principais dúvidas sobre Periodontia:
É uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes e caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.
A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo limpezas periódicas feitas pelo dentista.
O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.
Pessoas com doenças periodontais pode apresentar:
- Gengiva inchada, vermelha e sensível;
- Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;
- Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
- Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
- Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
- Aftas;
- Mau hálito persistente;
- Pequeno movimento dos dentes ao fechar a boca;
- Abscessos.
Muitas vezes, os sintomas acima decorrem de má higiene, fumo, estresse, baixa imunidade e maus hábitos alimentares. O diagnóstico preciso deve ser realizado por um dentista.
É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos