ODONTOLOGIA DIGITAL
A revolução dos tratamentos odontológicos
CAD/CAM é uma sigla em inglês para duas expressões:
CAD – computer-aided design (desenho assistido por computador)
CAM – computer-aided manufacturing (manufatura assistida por computador)
Atualmente essa tecnologia é utilizada em diversos mercados para realizar o desenho e manufatura de moldes de fundição, lâminas estampadas, ferramentas, desenho de calçados, distribuição de plantas e desenhos e fabricação de próteses dentárias.
Resumidamente, para os dentistas, o CAD/CAM é, portanto, a capacidade de realizar o desenho de uma prótese no computador, ao mesmo tempo em que seu aparelho consegue enviar o comando para uma máquina que realizará a manufatura daquele desenho, transformando-o em uma prótese pronta para ser instalada na boca do paciente, em apenas alguns minutos.
Principais dúvidas sobre o Sistema CAD CAM
Agora que você já sabe o que é o CAD/CAM, é hora de entender como esse sistema funciona. Antigamente, e ainda presente em 78% dos laboratórios, a técnica consistia em receber os modelos de gesso enviados depois da consulta clínica do paciente e realizar a estratificação, um trabalho manual que nem sempre conseguia criar próteses tão fiéis. Atualmente, 22% dos laboratórios ainda recebem o molde e realizam um escaneamento do objeto, que é enviado como imagem virtual para um software específico.
Atualmente, a tecnologia evoluiu tanto que os profissionais da área realizam a digitalização diretamente em seus pacientes, sem precisar realiza os moldes de gesso que costumam aborrecer quem necessita de tratamento. Vale lembrar que o dentista pode optar por realizar apenas o processo de scanner odontológico (CAD) ou também usar a fresadora (CAM), criando as próteses no próprio laboratório.
Afinal, não é nada agradável ficar alguns minutos com a moldeira na boca, ter dificuldades para respirar ou precisar manter a mesma posição durante todo o tempo. Além disso, a acuracidade também incomoda, já que o mínimo movimento, ou a mistura incorreta dos materiais, pode distorcer o modelo. Isso faz com que muitas pessoas simplesmente desistam de suas próteses e acreditem que ficaram para sempre sem a restauração ou prótese completa de alguns dentes.
Com o sistema CAD/CAM, o dentista evita que o paciente tenha o desagradável gosto do material usado na moldeira e possibilita que até mesmo aquelas pessoas que tinham medo ou receio de ir ao consultório, possam se beneficiar do tratamento odontológico eficaz.
A verdade é que o sistema revolucionou a odontologia e hoje é um dos mais usado por profissionais que entendem a necessidade de mesclar conhecimento prático com técnico ao tratar quem mais precisa de cuidado.
Quando falamos nos pontos positivos do CAD/CAM é preciso levar em conta um número impressionante. Em pouco mais de 30 anos, mais de 8 milhões de pessoas foram tratadas com o sistema e mais de 20 milhões de próteses e restaurações foram efetuadas com sucesso.
A verdade é que a automatização aperfeiçoou o trabalho do dentista, que pode abandonar a confecção artesanal, eliminar as inúmeras falhas que ocorriam no trabalho, diminuir o desconforto dos pacientes e ainda aumentar a durabilidade das próteses realizadas.
Além disso, com a precisão técnica há também uma diminuição significativa nas chances do paciente quebrar ou perder as próteses ou precisar realizar ajustes as restaurações ou colocação das próteses.
O sistema CAD/CAM aceita também uma variedade imensa de matérias como a zircônia, cerâmica feldspática, dissilicato de lítio, PMMA para provisórios e calcinável, cerâmicas hibridas, metal pré-sinterizado, o que possibilita que os profissionais possam oferecer aos seus pacientes valores que caibam em seu orçamento, ao mesmo tempo em que garantem a durabilidade e a qualidade do que é criado em seu consultório.
Quando falamos dos benefícios do sistema é preciso levar em conta um aspecto importante, o modo como o dentista passa a focar melhor em seu trabalho. Isso porque a garantia e qualidade do trabalho realizado pelo sistema o ajuda a manter os pacientes sempre satisfeitos, elimina o desperdício e o gasto com material em excesso e ainda consegue potencializar o atendimento, já que em alguns casos apenas. Isso porque o tratamento é mais rápido e efetivo, podendo ser feito, em diversos casos, em uma única sessão, sem prótese provisória.
Sabemos que com o avanço da odontologia digital e a busca cada dia maior por padrões de qualidade superiores, muitos profissionais da área saberão o que é o CAD/CAM e adotarão o sistema, levando aos seus pacientes a chance de realizarem tratamentos mais eficazes, rápidos e com o melhor custo benefício.
Por isso, os dentistas que estão focados em unir tecnologia com um trabalho focado no bem-estar odontológico de seus pacientes deve seguir os padrões de qualidade cada vez mais altos da odontologia e migrar para o sistema CAD/CAM.